Memorial Vale da Saudade

Ritos fúnebres e impacto no processo de luto

Os rituais têm um papel fundamental em nossa forma de viver. Desde que o mundo é mundo, tendemos a sinalizar as mudanças através de ritos. Datas comemorativas, passagem de um ano para o outro, aniversários, casamento, entrada e saída na universidade. Desse modo, por que deveria ser diferente em relação a morte? Poder ritualizar dá a oportunidade de tornar um pouco mais real a nova vida a ser vivida após uma perda e a forma como os rituais acontecem e até a ausência deles podem trazer impactos significativos na vivência do processo de luto.

Venha ouvir o episódio de hoje, aperte o play.

Um projeto do Memorial Vale da Saudade, apresentado por Isadora Mattos

Introdução

Desde que nascemos somos direcionadas pra rituais ao longo do desenvolvimento. Antes mesmo de nascer nossos pais tendem a se preparar com um chá de bebê, chá de fralda e atualmente até chá revelação. São tãos rituais que eles fazem parte dos marcos principais de nossa vida e eles tem um papel fundamental na nossa forma de viver tendemos a sinalizar as mudanças através desses ritos. As datas comemorativas, passagem de um ano para o outro, aniversários, casamento, entrada e saída na universidade. Quais desses rituais você viveu já ao longo da sua jornada? E dessa forma por que seria diferente em relação a morte?

Ritualizar é tornar real

Poder ritualizar dá oportunidade de torna um pouco mais real a nova vida a ser vivida após uma perda significativa e a forma como esses rituais acontecem e até a ausência deles, podem trazer impactos significativos no processo de luto. Um exemplo clássico, claro e atualíssimo é o período da covid-19 onde muitas pessoas não puderam visitar seus entes queridos ao longo das internações, ter contatos, ter o momento também de ver essa pessoa após a morte ritualizar, fazer velórios, rituais de cremação, enterro essas pessoas não tiveram a oportunidade de receber o acolhimento que esses rituais fúnebres possibilitam. No caso dos rituais fúnebres, os rituais devido a uma morte de alguém, eles são importantes pra quem fica poder visualizar a concretude dessa passagem de um estado de vida para outro e além disso também receber pessoas, ter pessoas por perto, pessoas que dê ali os pêsames, os sentimentos, pessoas que vão poder oferecer ajuda, ser suporte num momento tão difícil que é a perda de quem amamos.

Portanto a grande ou o grande benefício de ritualizar a morte, de de ter esse ritual fúnebre, essa passagem de um estado de uma vida com essa pessoa para uma vida sem essa pessoa, possibilita um marco de um ciclo e início de outro. A ausência desses rituais pode dificultar adaptação da pessoa a essa perda, a essa nova vida, pode também perpetuar o sentimento de que não foi real, não é real. Claro que no luto agudo inicial esse sentimento também é muito presente de que essa pessoa irá voltar, isso é natural nosso. Mas onde existe a impossibilidade de ritualizar, de ver esse corpo, de participar dessa organização do velório, do enterro, enfim, cada um dentro dos seus rituais de acordo com suas crenças, isso pode perpetuar dificuldade de se ajustar a essa nova realidade. E é o que tem chegado muito nesse período agora na clínica do luto. São essas pessoas que passaram ali pela perda em decorrência da covid e tem chego agora como complicadores nesse processo de luto.

Além disso, a impossibilidade de ter tido contato com seus familiares, de poder visitá-lo, de poder receber essas informações médicas com segurança também traz esse impacto nesse tipo de perda (mas isso é um assunto pro outro episódio). Se você é essa pessoa que não teve a oportunidade de ritualizar a perda, hoje eu te digo que os rituais eles são atemporais então por mais que não tenha acontecido naquele momento, e eu entendo que não será da mesma forma hoje, mas você pode permitir criar as suas próprias ritualizações, seus próprios ritos. Como você pode atualmente comemorar ou celebrar a vida dessa pessoa? Como você pode, dentro dos ritos fúnebres, trazer essa realidade mais pra perto de você? Seja visitando no cemitério, se isso fizer sentido a você, seja espalhando/entregando as cinzas dessa pessoa num lugar que era importante pra ela ou em algo que remeta a essência, a lembrança dessa pessoa ou até mesmo escrever uma carta, escrever uma despedida, soltar um balão, deixar essa carta em algum lugar que simboliza a relação de vocês.

Plano Funerário familiar cemitério Memorial Vale da Saudade Artigos de Blog
Ritos fúnebres e impacto no processo de luto 1

Compreender a nova realidade

É importante você encontrar as próprias formas também de ter os seus rituais ao longo do seu processo de luto desde
que eles façam sentido pra sua reorganização, pra sua adaptação a essa vida sem essa pessoa. Então essa é a grande importância e impacto dos ritos diante de uma perda, que você possa se ver diante dessa nova vida, que você possa compreender essa nova realidade e também que seja o momento em que outras pessoas saibam o momento que você está passando pra que eh o acolhimento, o respeito e o cuidado seja direcionado ali a você e quando não pode viver todo esse processo, dificulta com certeza ali o reconhecimento desse luto, a jornada de nova rotina de novos aprendizagens diante dessa falta que você vive.

Como ter ajuda?

Sabemos que passar pelo luto é muito desafiador, O Memorial Vale da Saudade pensando em como ajudar na coletividade conta com programas de apoio ao enlutado mensalmente, portanto, se você ou um ente querido está vivenciando essa dor pela perda de alguém que você muito ama saiba mais sobre nossos programas clicando aqui.

Objetivando o acesso a todos que não podem escutar nosso podcast, extraímos o texto para melhor aproveitamento daqueles que preferem a leitura. Caso se interesse por escutar o podcast Vale Lutar, você encontrará nas plataformas Spotfy, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music

Conheça o Memorial Vale da Saudade e tenha toda a tranquilidade que você precisa!

Siga nossas redes sociais.

Quais rituais você viveu já ao longo da sua jornada?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments