Memorial Vale da Saudade

O tempo

O tempo todo falamos sobre o tempo e mal temos tempo para perceber o que significa o tempo em nossas vidas. Já percebeu como lidamos com nossas existências como se o tempo fosse algo infinito? Mas, será que na verdade temos tempo para tudo que desejamos fazer? Existe alguma coisa que nos alerta sobre o real sentido do tempo em nossas vidas? Venha descobrir ouvindo o episódio desta semana no Thanatoscast.

Um projeto do Memorial Vale da Saudade, apresentado por Erasmo Ruiz

Introdução

Hoje vamos falar sobre uma questão que eu acho que é muito importante, que toca a vida de todos nós de uma maneira tão absoluta e tão abrangente que a gente às vezes perde conta disso. E a gente vai falar sobre o tempo. Claro, a gente não tem nenhuma pretensão de trabalhar esse conceito de uma forma abstrata, como se fôssemos físicos discutindo a teoria da relatividade de Einstein. Mas eu queria chamar a atenção de você sobre um problema que eu acho muito importante e que parece que a gente não presta muita atenção nisso.

Fundamental

Olha só, o problema fundamental da vida é o tempo. E quase sempre padecemos da ilusão de que o tempo de que o tempo ele é infinito. À noite você tem um sonho onde se vê pilotando um avião e crê absolutamente que terá todo o tempo do mundo para aprender a voar. Imagine então uma grande viagem e planeja fazer essa viagem para daqui a vinte anos. Deseja intensamente aprender música, mas alega não ter tempo, embora o tempo seja investido em tantas outras coisas.

Você pode até guardar um amor represado no peito mas diz ao espelho que falará amanhã a pessoa que você ocultamente ama. Mas infelizmente parece que o amanhã nunca chega. Quer se aventurar na sua própria cidade? Conhecer lugares e pessoas diferentes? mas se prende às rotinas vazias do entretenimento de televisão. E lá se vai o tempo maratonando um seriado enquanto você poderia usar esse tempo ou parte dele para conhecer outras pessoas.

Ampulheta

O tempo escoa lentamente como as areias de uma ampulheta. O tempo passa a subir as pautas do sol e das estrelas. O tempo voa ao ritmo das asas dos pássaros quando damos por si tudo aquilo que era provisório ganha então ares de uma coisa definitiva.

Os sonhos, bem os sonhos parecem ter ficado para trás e o tempo agora se traduz por grades que chamamos de responsabilidade, contas, orçamentos, obrigações, família, planejamento. Apesar do sol e da brisa do mar, estarem sempre ali à nossa disposição. Até que um dia talvez muito tarde a gente descubra que o problema da vida é achar que sempre temos tempo para os projetos e sonhos que acabam não sendo realizados.

Plano funerário Memorial Vale da Saudade
O tempo 1

Aviso

Pois é meu amigo e minha amiga, a morte é quem nos tira dessa ilusão, é ela quem avisa que nosso tempo é curto e passa muito rápido. É a morte que nos convida a viver como alguma coisa muito além de respirar e pagar nossas contas e boletos. Vai, porque a morte nos desafia a transformar sonhos e desejos em realidade antes que o tempo de cada um de nós termine.

Objetivando o acesso a todos que não podem escutar nosso podcast, extraímos o texto para melhor aproveitamento daqueles que preferem a leitura. Caso se interesse por escutar o podcast ThanatosCast, você encontrará nas plataformas Spotfy e Google Podcasts

Conheça o Memorial Vale da Saudade e tenha toda a tranquilidade que você precisa!

Siga nossas redes sociais.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments