Memorial Vale da Saudade

Cuidando das emoções no luto – Afinal o que é emoção e para que serve?

Ao longo do nosso processo de existência somos ensinados que demostrar emoção é sinal de fraqueza e que temos que evitar. Aprendemos que “meninos não choram”, que devemos “engolir o choro”, e agir sempre, sempre racionalmente. Mas as emoções elas servem para nos direcionar, elas apontam estados em nós mesmo e que podem nos ajudar a uma ação ou a outra. Toda emoção tem sua importância. Seja ela agradável ou não e até mesmo aquelas que mais consideramos “erradas de serem sentidas, como raiva, inveja… Então, aperta o play e vem ouvir o episódio de hoje.

Um projeto do Memorial Vale da Saudade, apresentado por Isadora Mattos

Introdução

No episódio de hoje vamos falar um pouco sobre emoções. Ao longo do nosso processo de existência nós somos ensinados que demonstrar emoção é sinal de fraqueza e que nós deveríamos evitar. Quantas vezes você já ouviu engole esse choro ou meninos não choram? Palavras essas que esboçam que nós deveríamos agir sempre de forma racional como se fosse isso que nos diferenciaria dos demais animais. No entanto, as emoções tem um conjunto de papéis extremamente importantes em nós enquanto seres humanos.

Processo de ensinar

É através das emoções que nós aprendemos a nos direcionar as nossas ações e comportamentos. Cada emoção, assim como uma dor física que nos aponta que algo ali está acontecendo, também irá nos guiar dessa forma. Mas acontece que nem sempre nós aprendemos até mesmo a nomear o que estamos sentindo e esse papel deveria ser inicialmente ali dos nossos cuidadores primários, nossos pais, que iria nos ensinar sobre o que estamos sentindo, o porquê sentimos e o que fazer com que sentimos.

Mas como isso pouco acontece, nós temos um grande déficit em relação a educação emocional, nós crescemos achando que as emoções são nossas inimigas e que nós devemos evitá-las e até mesmo negá-las. E aí quando chega um momento de grandes dificuldades e desafios como é o luto, nos parece que tudo que nós passamos a sentir está errado.

Lidando com as emoções

Se você sente raiva do mundo ou até mesmo de Deus por ter tirado essa pessoa de você, se culpa. Se você sente inveja por ver alguém com o marido e você estar sem o seu, você também se culpa. E não só se culpa como passa a encontrar formas de se punir pelo que você sente. As emoções acontecem naturalmente em nós… não tem como evitá-las. Não tem como você decidir de um momento pro outro simplesmente não sentir mais nada, não se emocionar… isso é uma grande ilusão e erro nosso.

O caminho então ao lidar com as nossas emoções é de autoconhecimento e busca de regulação emocional através de entender o que nós sentimos, em quais momentos, o que essa emoção está nos direcionando e tentando nos dizer. Eu sinto raiva? Mas essa raiva é direcionada ao quê? É direcionada ao mundo? É direcionada a pessoa que morreu? É direcionada a Deus? Pra onde essa raiva me direciona? O que ela tem a me dizer?

A culpa que eu sinto é uma culpa real de fato ou é uma culpa irracional, fantasiosa? Porque nós sentimos também essa necessidade de encontrar e direcionar culpados. Dentro desse processo de autoconhecimento e de cuidado com a sua emoção, a psicoterapia pode te auxiliar de uma forma muito importante. Lidar e aprender sobre as suas emoções não será um processo simples e que se resolverá em um episódio de podcast ou numa leitura. Será preciso um trabalho de você em você mesmo(a), de busca de autoconhecimento e enfrentamento diário do que acontece em você.

Plano Funerário familiar cemitério Memorial Vale da Saudade Artigos de Blog
Cuidando das emoções no luto - Afinal o que é emoção e para que serve? 1

Autocuidado e Autoconhecimento

Preze pelo seu autocuidado e autoconhecimento e busque ainda que fora de si através de um profissional, lidar com suas emoções. Esse será um grande diferencial não só no seu processo de luto mas nos demais processos desafiadores da vida. Como você tem cuidado das suas emoções? Já parou pra pensar nisso?

Como ter ajuda?

Sabemos que passar pelo luto é muito desafiador, O Memorial Vale da Saudade pensando em como ajudar na coletividade conta com programas de apoio ao enlutado mensalmente, portanto, se você ou um ente querido está vivenciando essa dor pela perda de alguém que você muito ama saiba mais sobre nossos programas clicando aqui.

Objetivando o acesso a todos que não podem escutar nosso podcast, extraímos o texto para melhor aproveitamento daqueles que preferem a leitura. Caso se interesse por escutar o podcast Vale Lutar, você encontrará nas plataformas Spotfy, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music

Conheça o Memorial Vale da Saudade e tenha toda a tranquilidade que você precisa!

Siga nossas redes sociais.

Como você tem cuidado das suas emoções?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments