Memorial Vale da Saudade

Por quanto tempo estarei de luto?

Todos queremos um prazo para que algo desagradável tenha um fim. A dor, a ausência, a saudade que aperta. E como encontrar esse limite dentro de um luto? o luto é um processo complexo e para a vida. Ele está intimamente conectado com sua história e com essa pessoa em sua vida (ou qualquer outro ser que você tenha perdido). Diante disso, luto é reorganização, é o processo que vai te permitir se adaptar a uma existência apesar da falta. Sendo assim, quanto tempo essa falta irá durar?

Dê o play e venha ouvir o episódio de hoje.

Um projeto do Memorial Vale da Saudade, apresentado por Isadora Mattos

Introdução

Todos queremos um prazo para que algo desagradável tenha um fim. A dor, a ausência, a saudade que aperta, assim como um machucado, uma fratura, uma dor de cabeça, todos nós queremos que isso acabe. Mas e em relação ao luto, Onde encontrar esse limite? Qual é o prazo que esse luto deve durar? e Quando que a dor e o sofrimento acabam?

Processo de cicatrização

O luto é um processo complexo e pra vida toda. Ele está intimamente relacionado à sua conexão com essa pessoa, a sua história de vínculo ao quanto essa pessoas está relacionada, embrenhada em sua vida, assim como você na vida dela. Portanto, associando o luto a uma ferida, ele seria o processo de cicatrização que vai permitir com que a dor deixe de ser constante e aguda, mas que ainda assim haverá uma cicatriz que vai te lembrar pelo resto da vida, onde foi que aquele tombo foi levado.

Diante disso então, o luto não é algo pontual na sua existência. É um processo que vai demandar um grande esforço, um grande empenho pra sua adaptação e reorganização e por isso por muitas vezes ele é exaustivo. A reorganização que o luto traz é justamente esse processo que vai permitir com que você se adapte a essa existência sem essa pessoa. Diante disso, é que mesmo que a dor ali no início do luto agudo seja tão grande, na verdade ela toma tudo, nesse início, ainda assim será possível em algum momento, você sentir que ela está lá, mas que ela já não toma conta por completo de você.

Crescer ao redor do luto

Ao longo do seu processo de luto, a cada nova adaptação, a cada nova vivência e reorganização você cresce um pouco mais em torno dessa dor. Sendo assim, não é que a dor deixe de existir ou diminua, mas é você que cresce, a cada novo direcionamento que você traz pra sua vida diante dessa perda. E esse crescer ao redor do luto, ao redor da dor do luto aliás, não é esquecer essa pessoa, não é deixá-la pra trás.

Eu entendo que talvez você tenha essa sensação de que a cada nova conquista, novo momento, a cada sorriso que você dá, é como se essa pessoa ficasse um pouco para trás. Mas ela não fica, ela está viva em você, nos seus princípios e quem sabe até mesmo nos seus traços físicos, você já se olhou no espelho? Então o luto, enquanto um processo pra vida, não tem fim. Ele não tem um tempo de cura, ele vai mudando. Aquilo que era só dor no início passa a ser um misto de outras emoções, um grande processo de movimento e de oscilação até que boa parte dele seja saudade; aquela saudade que horas será uma saudade boa, alegre, que vai te preencher com gratidão, e aquela saudade que vai apertar, que vai fazer com que você queira mais… a saudade é isso né, querer voltar pra um lugar que nós já estivemos.

Plano Funerário familiar cemitério Memorial Vale da Saudade Artigos de Blog
Por quanto tempo estarei de luto? 1

Reorganizar

E essa saudade vai persistir pro resto da sua vida por mais que passe dez, vinte, cinquenta anos você vai lembrar dessa pessoa, você vai pensar nela, você vai imaginar como seria se ela estivesse aqui, diante desse novo momento da sua vida. E isso é luto, tudo isso é luto. O luto não é apenas a dor, o sofrimento, ele é todo o processo que te ajuda a se reorganizar, a essa vida apesar da falta. Faz sentido pra você?

Como ter ajuda?

Sabemos que passar pelo luto é muito desafiador, O Memorial Vale da Saudade pensando em como ajudar na coletividade conta com programas de apoio ao enlutado mensalmente, portanto, se você ou um ente querido está vivenciando essa dor pela perda de alguém que você muito ama saiba mais sobre nossos programas clicando aqui.

Objetivando o acesso a todos que não podem escutar nosso podcast, extraímos o texto para melhor aproveitamento daqueles que preferem a leitura. Caso se interesse por escutar o podcast Vale Lutar, você encontrará nas plataformas Spotfy, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music

Conheça o Memorial Vale da Saudade e tenha toda a tranquilidade que você precisa!

Siga nossas redes sociais.

Qual o seu sentimento sobre o tema?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments