Memorial Vale da Saudade

Existe luto por uma pessoa viva e outros lutos além da perda por morte?

Muito falamos de luto associando a morte de pessoas queridas. Mas e quando o luto vem sem que esse fato tenha acontecido. Será isso possível? De forma ampla, o luto está intimamente ligado a um apego, não esse apego de forma leiga que ouvimos, ou seja, não tem uma conotação de algo ruim, codependente. Mas sim de um apego que desde a nossa infância vamos aprendendo com nossos cuidadores. Isso vai nos organizar da nossa forma de nos vincular e consequentemente desvincular.

Assunto complexo e ampla. Mas, é possível viver o luto por quem está vivo. Seja em términos de relacionamentos, ou em um luto antecipatório, aquele vivenciado ao longo de um processo de adoecimento, até outros.

Aperte o play venha conhecer um pouco mais sobre esse assunto e entender se você já passou por esse luto.

Um projeto do Memorial Vale da Saudade, apresentado por Isadora Mattos

Introdução

É possível viver o luto por alguém que esteja vivo? Quando falamos sobre luto costumamos associar com a morte por alguém muito querido, alguém que nós amamos. No entanto o luto não está associado apenas aquilo que nós conhecemos como perdas por morte. Ele está sim associado a um rompimento de vínculo muito significativo que pode ser relacionado a uma pessoa, a um animal de estimação e até mesmo a muitos outros aspectos da nossa vida.

E no episódio de hoje nós vamos falar um pouco mais sobre esses lutos que nós podemos vivenciar por aquilo que está vivo.

Vínculos rompidos

Temos visto que o luto está extremamente relacionado ao apego, ao amor, aquilo que nós nos vinculamos. Esse apego ele é construído mais fortemente ao longo dos primeiros anos da nossa infância através dos cuidados que nós recebemos, principalmente dos nossos cuidadores principais, comumente relacionados como o pai e a mãe. Essa relação ou essas relações iniciais vão influenciar fortemente como nós nos relacionamos com outras pessoas e também como nós reagimos quando esses vínculos são rompidos.

Além disso, esse apego inicial também é responsável por nos passar a nossa noção do que é seguro. Então de segurança, de conforto daquilo que nos leva ou a buscar mais vínculos ou a nos retrair. Por exemplo, o assunto é ainda muito mais complexo que isso, mas pra tentarmos entender como funciona um luto por aquilo que está vivo, vamos dizer que essa é a base, dentro então da nossa vida conforme nós nos desenvolvemos, nós construímos também nossas idealizações, os nossos ideais, sonhos, projetos, planos sobre a nossa vida e também sobre os outros.

Aprendizagem e adaptação

Perceba que muitas vezes você pode ter construído um ideal sobre uma outra pessoa que não correspondia ao real. Isso pode gerar uma frustração, uma decepção e consequentemente um luto. Afinal, nesse rompimento desse ideal que você construiu até então, vai se frustrar diante da nova realidade. E nós não falamos que luto é um processo de aprendizagem e de adaptação a uma nova realidade na nossa vida?!

Diante disso então é possível você sim, lutar por rompimentos de amizades, de términos de relacionamento, por um pai ausente por exemplo, o luto que nós sabemos que existe, ou uma mãe ausente (vínculos extremamente importantes) e também é possível sim lutar por perda de sonhos, por planejamentos frustrados, por mudanças de casa, de país, de cidade, pelo desemprego.

Processo de reorganização

Então dentro desse aspecto nós podemos ver que o luto é um processo muito mais amplo do que nós costumamos entender. Isso significa que todo luto será complicado? Não, nós falamos desse luto pelo que está vivo por pessoas ou por questões menos concretas, em relação a pessoas, mas a sonhos, ideais como um processo em que cada um de nós vai vivenciar inúmeras reações dentro desse processo de reorganização da vida. Então de você sentir saudade, de você sentir raiva, indignação dentro disso que foi frustrado.

E quem nunca sofreu num processo de término de relacionamento? quem nunca passou por todas aquelas reações né? Iniciais de como vai ser a vida, de passar por lugares que lembram a história de vocês e não sentir que o mundo está errado, não é mesmo? O luto é um processo muito além da perda por morte.

Plano Funerário familiar cemitério Memorial Vale da Saudade Artigos de Blog
Existe luto por uma pessoa viva e outros lutos além da perda por morte? 1

Luto antecipatório

Um outro luto que nós conhecemos e até já foi é tema de um dos nossos episódios é o luto antecipatório, luto por uma pessoa que esteja ali num processo de adoecimento, mas que nós passamos a sentir a perda já ao longo dessa possibilidade do fim.

Então avalie na sua vida e veja quantos lutos existem, quantos lutos você já viveu, por quais lutas você está vivendo nesse momento que precisa se reorganizar e de cuidado.

Como ter ajuda?

Sabemos que passar pelo luto é muito desafiador, O Memorial Vale da Saudade pensando em como ajudar na coletividade conta com programas de apoio ao enlutado mensalmente, portanto, se você ou um ente querido está vivenciando essa dor pela perda de alguém que você muito ama saiba mais sobre nossos programas clicando aqui.

Objetivando o acesso a todos que não podem escutar nosso podcast, extraímos o texto para melhor aproveitamento daqueles que preferem a leitura. Caso se interesse por escutar o podcast Vale Lutar, você encontrará nas plataformas Spotfy, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music

Conheça o Memorial Vale da Saudade e tenha toda a tranquilidade que você precisa!

Siga nossas redes sociais.

Qual vínculo te fez passar pelo luto?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments