Memorial Vale da Saudade

Você pode tirar “descansos” de seu luto

A experiência do luto é cansativa, exaustiva. Você passa horas do dia pensando em como poderia ser e os motivos de esar acontecendo isso com você e com quem você perdeu. Portanto, se permitir tirar “folgas’ no luto pode te auxiliar ainda mais nesse processo. Tirar essa folga, não é esquecer; não tem como esquecer de quem foi tão presente e continua sendo.

Essa permissão perpassa a necessidade de novas experiências e tentativas ao longo do luto. E é sobre isso que falaremos no episódio de hoje.

Um projeto do Memorial Vale da Saudade, apresentado por Isadora Mattos

Introdução

Você pode tirar descansos do seu luto. Afirmação estranha é essa, não é mesmo? Afinal, a experiência do luto ela é tão cansativa, exaustiva tão presente em todo o seu ser que pensar em tirar descansos parece algo inviável. Você passa horas do dia pensando em como poderia ser a vida, se essa pessoa estivesse aqui, e também os motivos do porquê isso está acontecendo com você, porque isso precisou acontecer com essa pessoa. Então como visualizar essa folga no processo de luto, esse descanso?

Permissão

Entenda que tirar essas pequenas pausas no processo de luto não significa esquecer quem partiu. Não significa que você vai amá-la menos ou que você simplesmente superou, afinal essa palavra superou é algo que nós precisamos descartar do nosso processo e jornada de ludo. Tirar folga no luto é trazer a permissão a você pra viver a vida além do luto. Isso se dará em pequenos momentos em que você permita também se distrair e que você se envolva numa nova atividade, encontre amigas, amigos, em que você crie uma nova rotina, entre numa atividade física em grupo ou até mesmo decida assistir algo sozinha, bobo, uma série tranquila e boba.

Tirar folga do luto é permitir com que a sua cabeça não gire em torno dessa dor e dessa perda constantemente porque isso é extremamente injusto com você, cansativo. E sempre que você chega nesse momento de exaustão do luto isso também dificulta a sua vivência do próprio processo. Eu entendo que não seja algo simples, não é simples. Exige um grande esforço também mental e emocional e comportamental pra que você possa se dar essas pequenas pausas.

Plano funerário Memorial Vale da Saudade
Você pode tirar "descansos" de seu luto 1

Novo você

Aproveite os momentos de distração, aproveite os momentos em que você dê um riso sincero, isso é bom isso faz parte da vida ainda que com um pedaço grande de você faltando. A medida que você experiencia novos acontecimentos, novos momentos e que você se envolve em atividades para você, com outras pessoas, você está possibilitando que o seu organismo entenda um novo momento. Você está possibilitando que o seu cérebro aprenda a lidar com o seu novo eu e com a sua nova realidade.

Como você pausa, como você tira esses pequenos descansos da dor do luto? Eu quero propor hoje que você reflita sobre escreva aí no seu caderno de notas e veja a melhor forma de se permitir folgas, pequenas distrações e descanso do luto, do pesar do luto combinado?

Como ter ajuda?

Sabemos que passar pelo luto é muito desafiador, O Memorial Vale da Saudade pensando em como ajudar na coletividade conta com programas de apoio ao enlutado mensalmente, portanto, se você ou um ente querido está vivenciando essa dor pela perda de alguém que você muito ama saiba mais sobre nossos programas clicando aqui.

Objetivando o acesso a todos que não podem escutar nosso podcast, extraímos o texto para melhor aproveitamento daqueles que preferem a leitura. Caso se interesse por escutar o podcast Vale Lutar, você encontrará nas plataformas Spotfy, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music

Conheça o Memorial Vale da Saudade e tenha toda a tranquilidade que você precisa!

Siga nossas redes sociais.

Como você pausa, como você tira esses pequenos descansos da dor do luto?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments