Memorial Vale da Saudade

Luto parental – uma dor sem nome

A perda de um filho é uma vivência “vazia”, sem nome. Uma dor que só aqueles que passam, sabem da intensidade. O luto parental envolve inúmeras outras perdas: a de um futuro sonhado e permeado de expectativas. Podemos falar de perdas perinatais, gestacionais, neonatais e de filhos adultos; quantas perdas cabem em um luto?! Fato é que, o luto por um filho precisa ser cuidado e reconhecido, seja pelo suporte de uma rede de apoio presente, seja por um profissional e até mesmo grupos de acolhimento para esse contexto. Que todos, mães e pais de filhos que partiram possam se sentir acolhidos e cuidados; esse episódio é em reconhecimento a vocês.

Forte abraço e aperte o play para conhecer e acolher essa dor.

Introdução

No episódio de hoje, vamos falar sobre o luto parental. Esse luto que vem permeado por tantos questionamentos e tantas outras perdas. A perda de um filho leva a perda de um futuro e de expectativas tão sonhadas e planejadas até mesmo antes dessa concepção. Um filho pequeno que está sendo gerado ou um filho adulto que já teve um registro no tempo e na história. Não importa o tamanho desse filho, essa perdas empre irá causar inúmeros questionamentos e dificuldades na vida desses pais e dessas mães. Luto em si já é uma experiência traumática que reflete toda uma mudança e desorganização na vida de quem precisa passar por isso.

A perda de um filho

O luto pela perda de um filho, é um luto vazio sem nome, sem reconhecimento, principalmente se esse filho ainda estava sendo gerado. Existe uma citação que diz que a sociedade costuma medir o luto pelo tamanho do caixão, isso nos leva a pensar que o reconhecimento da perda de um filho, ainda no ventre tende a ter uma grande falha a nossa sociedade. A perda de um filho é uma perda e uma dor sem nome. Não se sabe como nomear aquele que perde o filho. Afinal que perde os pais costumam ser chamados de órfãos. Quem perde um companheiro uma companheira de vida, de viúvo. Mas e quem perde um filho? Qual é o nome que se dá a essa dor?

Convido então você pra estar comigo hoje, refletindo um pouco mais sobre essa condição no mundo. E se você conhece um amigo, uma amiga enlutada pela perda de um filho, que as palavras de hoje pode te ajudar a refletir a grandiosidade e importância do seu cuidado com essas pessoas. Cuidado que perpassa o dia a dia, que podeser expresso na paciência por ouvir histórias e por ouvir até mesmo aqueles questionamentos e reclamações repetidas. Afinal o quanto se deve questionar pra passar a entender ausência e a falta de um filho.

Tipos de luto parental

Dentro do luto parental nós temos inúmeras perdas como dito. Então existe aí, o luto perinatal, gestacional e neonatal que são aqueles lutos no início e ao longo da gestação. É como perder alguém sem antes ela ter nascido, ter tido vida externa ao útero dessa mãe. Além disso existem as perdas no momento mais tardio da vida que são as perdas de filhos já adultos. Muitas vezes essas perdas elas vêm acompanhada de uma tragédia, de algo inesperado, um acidente, uma doença fatal, ou até mesmo mortes sólidas, sem explicações. Esses lutos são os lutos extremamente difíceis de serem acolhidos. Afinal como auxiliar nesse cuidado dessa dor tão difícil de ser nomeada e expressada, e reconhecida.

Então, tenha em mente que o cuidado com o luto começa desse reconhecimento. Pergunte, esteja atento aquelas pessoas que perderam filhos, ainda que filhos no ventre. Esses filhos existiram, esses filhos existem na vida dessas pessoas. Eles foram sonhado planejados e mesmo que não planejados ainda assim a partir do momento da notícia, uma enorme quantidade de expectativas sobre esse filho, essa criança passa a existir. Perder o filho é perder diversos outros papéis que você passaria ocupar na vida. O de vó, o de vô, o de companheiro(a) e de ansião(â), ensinamentos àquela pessoa que passaria alguns legados adiante pra essas pessoas.

O luto parental pode ainda vir acompanhado de uma falta de sentido e de perspectiva em relação ao futuro. Afinal, esse futuro passou a ser pensado com essa pessoa presente, com esse filho com filha e com todos os espaços que eles poderiam ocupar. É necessário importante estar atento a quem passa po rum luto de um filho, afim de auxiliar, de cuidar e de acolher esses momentos de grande dor.

Plano funerário Memorial Vale da Saudade
Luto parental - uma dor sem nome 1

Acolhendo o enlutado

Que possamos todos pensar na importância, na urgência de cuidar de quem vive o luto por um filho. Assim como todos os lutos precisam ser cuidados, o luto pela perda de um filho também, que seja esse momento de pensarmos na importância de acolher, de contar histórias de trabalhar essa narrativa pra que a vida ainda que luto possa ter algum sentido, um significado dentro dessas histórias. Oferecer suporte também vai além de ouvir de escutar e de estar disponível. Você pode indicar serviços especializados nesses cuidados. Você pode sugerir companhia pra esses momentos de grande tensão e reviravolta na vida dessas pessoas.

Fica aqui o meu forte abraço pra todas as mães e pais que perderam os seus filhos, e que essa jornada de vivência com essa falta, seja ainda que difícil, um caminho possível. Que esses filhos estejam vivos sempre na vida, na memória de vocês e que um futuro seja possível de ser pensado, ainda que com tanta saudade.

Como ter ajuda?

Sabemos que passar pelo luto é muito desafiador, O Memorial Vale da Saudade pensando em como ajudar na coletividade conta com programas de apoio ao enlutado mensalmente, portanto, se você ou um ente querido está vivenciando essa dor pela perda de alguém que você muito ama saiba mais sobre nossos programas clicando aqui.

Objetivando o acesso a todos que não podem escutar nosso podcast, extraímos o texto para melhor aproveitamento daqueles que preferem a leitura. Caso se interesse por escutar o podcast Vale Lutar, você encontrará nas plataformas Spotfy, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music

Conheça o Memorial Vale da Saudade e tenha toda a tranquilidade que você precisa!

Siga nossas redes sociais.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments