Memorial Vale da Saudade

“Homens não choram” – um pouco sobre o luto do homem

Você já deve ter ouvido que “homens não choram”, devem ser o suporte, o esteio e mantenedor. Falas como essas evidenciam uma educação que busca colocar o homem como uma fortaleza resolvedora de problemas (sem se emocionar) e os afasta cada vez mais dessa função psicológica essencial para nos direcionar na vida. No luto, esses mesmos homens tenderão a negar como se sentem, e a expressar ainda menos e isso pode trazer e traz (pesquisas apontam isso) prejuízos a sua saúde e também vivência de processo de luto. No episódio de hoje, vamos discorrer um pouco sobre como nossa sociedade lida com a vivência emocional dos homens e, consequentemente, como isso impacta em sua saúde e vivência de perdas.

Dê o play e vem participar.

Um projeto do Memorial Vale da Saudade, apresentado por Isadora Mattos

Introdução

Nesse episódio, homens não choram, vamos falar um pouco sobre o luto do homem. Esse luto que é tão invisibilizado muitas vezes, recebe pouca validação e reconhecimento da nossa sociedade. Seja por uma questão emocional que nós, enquanto sociedade direcionamos como esse homem dever ser um suporte ou esteio mantenedor, aquele que vai dar conta e segurar as pontas e consequentemente isso acaba trazendo um comportamento dos homens que o coloca mais por de trás vamos dizer assim desses processos de perda.

Imposições da sociedade

Falas como essas de que “homens não choram”, “homens devem não demonstrar emoções”, “ser mais racionais”, evidenciam então uma educação que busca colocar o homem como essa fortaleza resolvedora de problemas como se ele não pudesse se emocionar e os afasta cada vez mais dessa função psicológica essencial pra direcionar a vida. Afinal as nossas emoções elas servem como sinalizador, assim como a dor nos sinaliza algo que está diferente no nosso organismo, cada emoção também sinaliza algo que nós precisamos refletir e redirecionar.

A raiva expressa algo que profundamente me incomoda, o choro pode expressar frustração, dor, tristeza diante de inúmeros momentos da vida. Mas quando não se tem essa educação emocional como entender, como compreender aquilo que nos afeta e como agir e se comportar da forma mais apropriada diante desses momentos da vida? Não é a toa muitas vezes os homens tendem a negar como se sente a expressar ainda menos o que essas perdas, esses processos lhe traz.

Cuidado desde a infância

Inclusive pesquisas apontam grandes prejuízos à saúde do homem em relação a essa dificuldade de enfrentamento emocional diante da vida. Existem índices que apontam o maior número de suicídio em relação a sociedade geral para homens, sejam aquelas mortes violentas, causadas por excesso de álcool, drogas, velocidade, então comportamentos mais agressivos e isso serve então de alerta pra nós.

Como nós temos cuidado dos nossos meninos? Das nossas crianças, meninos como nós temos educado emocionalmente pra que eles cresçam de forma a compreender que as emoções também são importantes em sua vida?

Pra compreender que lidar com as perdas do dia a dia vai exigir também desse suporte, desse mecanismo ali emocional pra que nós possamos trabalhar em cima daquilo que nos direciona da melhor forma possível.

Plano funerário Memorial Vale da Saudade
"Homens não choram" - um pouco sobre o luto do homem 1

Convite à reflexão

Então gostaria que você refletisse sobre isso hoje e levasse também esse episódio a outras pessoas pra que nós possamos juntos, juntas pensar também na saúde emocional dos homens, no impacto na vivência desses lutos que acabam sendo negligenciados, jogados pra de baixo do tapete e em como isso acaba impactando direta ou indiretamente a nossa sociedade.

Como ter ajuda?

Sabemos que passar pelo luto é muito desafiador, O Memorial Vale da Saudade pensando em como ajudar na coletividade conta com programas de apoio ao enlutado mensalmente, portanto, se você ou um ente querido está vivenciando essa dor pela perda de alguém que você muito ama saiba mais sobre nossos programas clicando aqui.

Objetivando o acesso a todos que não podem escutar nosso podcast, extraímos o texto para melhor aproveitamento daqueles que preferem a leitura. Caso se interesse por escutar o podcast Vale Lutar, você encontrará nas plataformas Spotfy, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music

Conheça o Memorial Vale da Saudade e tenha toda a tranquilidade que você precisa!

Siga nossas redes sociais.

Como você educa seu filho em relação a sentimentos e emoções?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments