Memorial Vale da Saudade

Aprenda a descansar

Quantas vezes nos vemos precisando nadar em alto mar, mesmo estando esgotados? e você não pode deixar de nadar, pois se não se afoga. Essa a realidade de muitos em nossa sociedade, onde temos tantas demandas a administrar, tantas perdas e rotas a serem redirecionadas. No episódio de hoje, quero ajudar você com uma metáfora que possa te auxiliar no entendimento de aprender a descansar ao invés de desistir e se afogar. Falo aqui sobre a habilidade de boiar. Você sabe boiar? se sabe, então deve entender que para boiar é preciso confiar e descansar, ao invés de uma grande habilidade em nado. Se ainda não sabe, aperte o play e venha entender umm pouco mais sobre como aprender a boiar pode te ajudar a descansar, mesmo que em meio a tantos acontecimentos da vida.

Dê o play e vem participar.

Um projeto do Memorial Vale da Saudade, apresentado por Isadora Mattos

Introdução

Hoje eu quero contar pra vocês sobre uma metáfora que me ajuda a pensar na vida. Me ajuda a pensar nas mudanças, nas dificuldades que nós passamos, nessa constante onda de oscilações que viver nos exige.

Metáfora das ondas

Imagine que você vive no mar, vamos supor assim, em que você precisa nadar constantemente, lidar com as ondas que vem, ondas maiores, ondas menores, aquelas ondas tão pequenininhas que você consegue até pular elas, então imagine que você está nesse contexto e que as ondas representam ali os acontecimentos que vão vindo, as dificuldades, mudanças de rota, de vida que a gente precisa fazer vez ou outra.

E o ato de nadar é você, se movimentando em meio a tudo isso. É você buscando se redirecionar, lidar e enfrentar esses momentos difíceis. E tem momentos em que não vai ser possível a gente continuar nadando sempre constantemente, nadar é algo que exige esforço físico, capacidade pulmonar. Chega um momento que você se cansa, chega um momento em que nós nos cansamos, em que bate uma exaustão da rotina, com tantas atribuições que a gente tem, tantas demandas pra lidar no dia a dia. E você não pode parar de nadar, porque se você parar de nadar, você se afoga. E o que fazer nesses momentos de exaustão? Nesses momentos em que você necessita dessa pausa?

E aí eu trago pra você sobre aprender a boiar. Não sei se você sabe boiar mas boiar consiste basicamente em você confiar cem por cento, enfrentar o seu medo ali naquele momento na água e simplesmente se soltar. E a própria água ali ela cuida de te manter de alguma forma no equilíbrio ali pra você não afundar. Então se você se desespera, se você fica com medo você ajunda, mas se você confia e descansa você consegue boiar, permanecer ali na superfície da água sem se afundar e sem se cansar.

Aprender a boiar

Eu aprendi a boiar a pouco tempo depois de adulta e no início foi difícil porque eu não conseguia ter essa confiança de que eu não iria afundar e foi necessário que alguém me mostrasse ,que alguém fosse também esse suporte ali pra que eu pudesse confiar, deitar sobre os braços dessa pessoa ali em meio a água e descansar, confiar enquanto ela soltava os braços ali do redor do meu corpo pra que eu pudesse então verdadeiramente aprender a boiar.

E após passar por esse processo e realmente conseguir, que foi uma felicidade grande de ter finalmente aprendido e conseguido algo novo depois de muitas tentativas que eu tive, eu entendi que não é tão difícil assim boiar, mas é difícil confiar. E muitas vezes assim que vai funcionar a vida.

Então nesse cenários difíceis você não precisa abrir mão de tudo, você não precisa parar de nadar, mas você vai precisar aprender a descansar, aprender a boiar, aprender a confiar que a circunstância vai desenrolar conforme for também o andamento dessa vida. Então aprenda a descansar nos momentos desafiadores, aprenda a ter esse momento de confiar, de confiar que não existe um controle sobre essa vida que nós tanto tentamos entender, que nós tanto tentamos lidar com cada circunstância, com possibilidades de previsões do que pode acontecer no futuro e isso só aumenta a nossa ansiedade, porque nós podemos planejar, óbvio né um um mínimo de organização na vida é importante, mas quanto ao resultado quanto a como isso vai se desenrolar isso está totalmente fora do nosso controle.

Plano funerário Memorial Vale da Saudade
Aprenda a descansar 1

Convite à reflexão

Então agora que nós já passamos oito meses desse ano de dois mil e vinte e três, eu acredito que seja um momento pra você rever a sua vida, ver como os dias tem passado, como essa ansiedade pra um futuro tem acontecido, que ela tem movimentado em você e que você possa identificar pontos também em que seja possível aprender a boiar, aprender a descansar, aprender a confiar e também sobre essa rede de suporte que vai te ajudar a ir adquirindo essa confiança até que esse descanso seja necessário, sobre aprender a descansar e não necessariamente a desistir, a redirecionar a rota quantas vezes for possível.

Como ter ajuda?

Sabemos que passar pelo luto é muito desafiador, O Memorial Vale da Saudade pensando em como ajudar na coletividade conta com programas de apoio ao enlutado mensalmente, portanto, se você ou um ente querido está vivenciando essa dor pela perda de alguém que você muito ama saiba mais sobre nossos programas clicando aqui.

Objetivando o acesso a todos que não podem escutar nosso podcast, extraímos o texto para melhor aproveitamento daqueles que preferem a leitura. Caso se interesse por escutar o podcast Vale Lutar, você encontrará nas plataformas Spotfy, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music

Conheça o Memorial Vale da Saudade e tenha toda a tranquilidade que você precisa!

Siga nossas redes sociais.

O que você faz pra descansar sua mente?

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários