Memorial Vale da Saudade

Mensagem de Dia dos Pais

Para quem passa pela perda do pai. Para todos aqueles que não tiveram um pai presente. E para todos que perderam a idealização de um pai. As datas comemorativas referem a marcos sociais que nem sempre fazem parte da vida de todos, e isso pode te colocar em um lugar de não pertencimento, de estranhamento e juntamente ao acesso as propagandas, comerciais e fotos nas redes sociais, você pode se pegar vivendo esses momentos como alguém fora da curva.

Por isso, esse episódio é especial para você que vive seus lutos por um pai. Dê o play e se sinta acolhida. Forte abraço.

Um projeto do Memorial Vale da Saudade, apresentado por Isadora Mattos

Introdução

Nesse episódio vamos falar um pouco sobre a data comemorativa do dia dos pais mas essa mensagem vai principalmente pra você que não passará essa data com o seu pai. Seja pelas diversas perdas que você possa viver sobre essa figura paterna, um pai que você perdeu pela morte, um pai que nunca esteve presente ou até mesmo a idealização de como seria esse pai.

Construção sociocultural

Não é incomum que as datas comemorativas coloquem como uma seta que direciona pra aquilo que nos falta quando nós não nos encaixamos nesses dias. E isso tem muita relação também com a forma como nós construímos a nossa noção de tempo. O tempo é uma construção sociocultural, essas medidas e formas de tentar universalizar a passagem do tempo é uma construção nossa e os marcos e datas comemorativas vem de encontro com os calendários, os relógios e traz juntamente a isso um significado social e um sentido muito pessoal que cada um de nós vamos construindo ao longo de nossas vidas.

Mas passar por esses momentos e se sentir fora da curva pode ser algo que aconteça diante de uma data marcante em que você não está de acordo com as propagandas, os comerciais e as fotos alegres e felizes nas redes sociais. Por isso esse episódio foi pensado pra você que vai passar este momento sem o seu pai.

Pensando além do que está imposto

Quero te ajudar a refletir sobre a construção da vivência nessas datas para além do que está imposto. Você pode pensar em formas de ritualizar com base na sua história com o seu pai caso essa perda tenha sido por morte:

  • Fazer um prato que ele gostava;
  • Escrever uma carta, eu acho que a escrita ela sempre nos ajuda a externar, né? A por ali pra fora e tornar mais conquetro aquilo que é tão interno e que muitas vezes é difícil de colocar pra outras pessoas o entendimento, então a escrita é uma ferramenta muito importante;
  • Você pode também soltar essa carta dentro de um balão, em algum lugar que simboliza essa sua conexão com esse pai.

Caso você nunca tenha construído, nunca tenha tido ali uma figura paterna presente, sempre há formas de você direcionar isso:

  • Com quem você costuma passar esses dias?
  • Você teve alguém que representou essa figura pra você? As vezes até mesmo a sua própria mãe;
  • Alguma pessoa que te cuidou ao longo da vida, que você gostaria de direcionar uma homenagem
  • Ou mesmo não se obrigar a estar em meio a algum ritual que simboliza esse marco nesse dia, essa data importante pra muitas pessoas.

Plano Funerário familiar cemitério Memorial Vale da Saudade Artigos de Blog
Mensagem de Dia dos Pais 1

Peixe fora d’água

É comum que que você esteja passando pela perda se sinta como um peixe fora d’água. Afinal, as propagandas, tudo que passa a te bombardear nesse momento mostra algo que você não tem, mostra a ausência da presença, da felicidade, de todo o simbolismo que uma figura paterna pressupõe: confiança, segurança, cuidado.

E dentro da sua história como você pode construir e ritualizar novas formas de lidar com datas comemorativas e marcos importantes sem deixar de considerar a sua história em individualidade?

Como ter ajuda?

Sabemos que passar pelo luto é muito desafiador, O Memorial Vale da Saudade pensando em como ajudar na coletividade conta com programas de apoio ao enlutado mensalmente, portanto, se você ou um ente querido está vivenciando essa dor pela perda de alguém que você muito ama saiba mais sobre nossos programas clicando aqui.

Objetivando o acesso a todos que não podem escutar nosso podcast, extraímos o texto para melhor aproveitamento daqueles que preferem a leitura. Caso se interesse por escutar o podcast Vale Lutar, você encontrará nas plataformas Spotfy, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music

Conheça o Memorial Vale da Saudade e tenha toda a tranquilidade que você precisa!

Siga nossas redes sociais.

Como você ritualiza as datas comemorativas e marcos importantes sem deixar de considerar a sua história?

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários