Memorial Vale da Saudade

Cuidar de seus lutos é cuidar da vida

Desde que chegamos aqui, passamos por perdas. Essas perdas são das mais diversas e acontecem ao longo da vida, sejam elas normativas do nosso curso natural ou mesmo as mais inesperadas, como a morte de uma pessoa que amamos. Cada luto carrega em si uma série de perdas e cada uma delas falam de uma falta. Se bem pensarmos, esse é o movimento da vida, ganhar, perder, se adaptar… Por isso que o cuidado com essas faltas é cuidar da vida, é conhecer suas afetações e redirecionar o rumo sempre que necessário.

Dê o play para o episódio de hoje e vem refletir por aqui. Forte abraço.

Um projeto do Memorial Vale da Saudade, apresentado por Isadora Mattos

Introdução

Nesse episódio eu te convido a refletir sobre as diversas perdas que você já deve ter passado ao longo da vida. Não costumamos pensar muito nisso mas desde que chegamos a esse mundo começamos também a perder.

Perdas normativas & Rompimentos significativos

Perder tem uma conotação muito ruim, negativa ao longo da nossa história, claro, ninguém gosta de perder, mas é natural que faça parte de nossa existência. As perdas que passamos ao longo então dessa vida são das mais diversas. Desde perdas normativas, aquelas que estão relacionadas ao próprio curso natural do nosso desenvolvimento humano, como a passagem da infância pra adolescência e depois pra vida adulta, pra velhice e assim sucessivamente até mesmo rompimento significativos de vínculos que são importantes na nossa vida, como a perda por morte de quem amamos.

Desses diversos processos de perda poderão também surgir lutos. Lutos esses que serão cada um
elaborado de acordo com a história de relação. E ao dizer história de relação eu não me refiro apenas a relacionamentos sociais mas a significância que determinado sonho, evento, objeto tenha na sua vida. Então cada perda falta, ausência, trará lacunas em nossa existência e que será preciso refletir, avaliar e redirecionar o nosso caminho, os nossos movimentos de vida.

Plano funerário Memorial Vale da Saudade
Cuidar de seus lutos é cuidar da vida 1

Consciência e autoconhecimento

Você irá ganhar, perder, se adaptar isso constantemente, ciclicamente ao longo de toda a existência. Saber e ter consciência desse processo não torna as coisas fáceis, mas te dá a possibilidade de pensar em formas de ressignificar e redirecionar esses sentidos. Ter consciência através do autoconhecimento é um dos passos e primeiros né? Passos mais importantes pra você poder buscar formas de lidar com a sua realidade.

E é por esse motivo que ao lidar com os seus lutos e com suas perdas você está lidando com a sua própria existência, buscando se autoconhecer entender qual será os próximos passos e caminhos que você dará a partir duma falta que existe. Claro que nem sempre será possível prever esse futuro e direcionamento mas entender o que lhe faz sentido já é uma grande coisa comparado ao caos que o mundo se encontra, não é mesmo?

Como ter ajuda?

Sabemos que passar pelo luto é muito desafiador, O Memorial Vale da Saudade pensando em como ajudar na coletividade conta com programas de apoio ao enlutado mensalmente, portanto, se você ou um ente querido está vivenciando essa dor pela perda de alguém que você muito ama saiba mais sobre nossos programas clicando aqui.

Objetivando o acesso a todos que não podem escutar nosso podcast, extraímos o texto para melhor aproveitamento daqueles que preferem a leitura. Caso se interesse por escutar o podcast Vale Lutar, você encontrará nas plataformas Spotfy, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music

Conheça o Memorial Vale da Saudade e tenha toda a tranquilidade que você precisa!

Siga nossas redes sociais.

Essa reflexão faz sentido pra você?

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários