Sumário
Introdução
Considere maneiras de ser alguém com uma perspectiva menos negativa da morte para com seu ente querido. Mesmo que eles não se sintam à vontade para falar ou se expressar, mostre compaixão e aceitação quando estiver perto deles.
Fazer perguntas diretas é mais útil do que perguntas abertas, especialmente no começo, quando tudo está confuso.
9 Perguntas para ajudar no processo de Luto
1. “Como posso ajudar você nos dias que se sentir mais sobrecarregado(a) ?”
Às vezes, a dor pode parecer uma nuvem pesada, cobrindo tudo o que é familiar. Quando seu ente querido estiver tendo um dia melhor, pergunte sobre algumas coisas que você pode fazer para ajudar. Seja específico e dê apenas duas ou três opções, como jantar ou lavar roupa. Ofereça-se para coordenar esses esforços com algumas outras pessoas para dividir essa carga.
2. “Qual é a lembrança favorita de seu ente querido?”
Às vezes, a dor pode parecer uma nuvem pesada, cobrindo tudo o que é familiar. Quando seu ente querido estiver tendo um dia melhor, pergunte sobre algumas coisas que você pode fazer para ajudar. Seja específico e dê apenas duas ou três opções, como jantar ou lavar roupa. Ofereça-se para coordenar esses esforços com algumas outras pessoas para dividir essa carga
3. “Você tem comido e dormido bem?”
O luto pode preencher todos os espaços vazios na vida de uma pessoa, especialmente logo após uma perda. Perder uma pessoa importante é desorientador, por isso é fácil ver como dormir, comer e controlar o tempo podem sair do controle.
Verifique se o seu ente querido está fazendo pelo menos atividades básicas de autocuidado. Se eles parecerem travados, incentive-os a falar com o médico ou um conselheiro.
4. “O que lhe dá conforto agora?”
Quando alguém sofre, tudo o que sente falta na outra pessoa parece mais perceptível. Esta pergunta pode ajudá-lo a entender como alguém lida e incentivá-lo a falar mais abertamente.
E esta pergunta tem um objetivo mais positivo, já que você está perguntando sobre o que os ajuda a se sentirem melhor. Esteja ciente de qualquer menção ao uso de substâncias, pois isso pode encobrir emoções e prolongar a dor de uma pessoa.
5. “O que ajudou você a superar outros momentos difíceis em sua vida?”
Quando a dor emocional ocupa o centro do palco, o ponto de vista de uma pessoa pode ser obscurecido pela negatividade. Se o seu ente querido está lutando, considere gentilmente fazer alguma versão desta pergunta.
Reconheça a dificuldade de sua perda e o peso de sua dor. Em seguida, ajude-os a pensar em dar um passo de cada vez, garantindo-lhes que eles podem superar essa dor com você ao lado deles.
6. “Você gostaria de almoçar comigo ou tomar um café hoje?”
A dor do luto pode fazer uma pessoa querer se isolar por um tempo. O tempo sozinho é bom, mas o tempo social também pode ajudar.
Você não pode forçar alguém a ficar junto se eles se recusarem. Mas deixe-os saber que muito isolamento também não é bom. Esperançosamente, eles aceitarão seu convite como um sinal de amor e se juntarão a você.
7. “Estou aqui para ajudar em algumas tarefas. Você precisa de mais ajuda em casa?
Uma pessoa enlutada pode ficar em estado de choque e dormência por um tempo, então pensar em tarefas pode não estar em seu radar. Você não pode ignorar certas tarefas domésticas, especialmente por semanas seguidas. Então pergunte a eles por onde você deve começar e marque alguns itens essenciais de sua lista.
8. “Há algo que eu possa dizer ou fazer agora para ajudá-lo a se sentir melhor?”
Fazer essa pergunta ao seu ente querido não significa que você tenha a resposta perfeita. Quando a dor pesa sobre você, pode parecer que a dor está em cada esquina.
No entanto, pode ser uma forma de incentivá-los a falar sobre como estão lidando com as coisas. Sua conversa pode dar o apoio necessário ou estimular ideias úteis.
9. “Você quer conversar?”
Às vezes, basta um convite. A resposta do seu ente querido pode ser “não”, mas apenas perguntar o fará pensar sobre isso. Eles podem não estar prontos quando você pedir, então não desanime. Em algum momento, seu ente querido pode querer compartilhar seus sentimentos ou contar uma história.
O simples fato de fazer essa pergunta permite que seu ente querido saiba que você está disposto a ouvi-lo sempre que for a hora certa para ele.
Como indicar e obter ajuda?
Sabemos que passar pelo luto é muito desafiador, o Memorial Vale da Saudade pensando em como ajudar na coletividade conta com programas de apoio ao enlutado mensalmente, portanto, se você ou algúem próximo está vivenciando, essa dor pela perda de alguém que muito ama saiba mais sobre nossos programas clicando aqui.
Resumo
Fazer perguntas diretas é mais útil do que perguntas abertas, especialmente no começo, quando tudo está confuso. Segue algumas perguntas que podem facilitar e ajudar seu ente querido.