Memorial Vale da Saudade

O luto te entrega uma nova lente para olhar a vida

Ao perder quem amamos, uma perda tão grande, o mundo já não é mais o mesmo, aliás, a forma como você passa a enxergá-lo, também muda. Você recebe uma lente nova, que fará essa mediação entre você e o mundo novo que se apresenta. Nesse episódio, é apresentado uma reflexão sobre você e esse olhar que pode ter diferentes facetas; as cores podem se tornam cinzas, questionamentos de sua história também passam a acontecer conforme você olha seu passado à partir do ponto atual de sua vida.

Pode ser muito difícil enchergar com essa lente; você pode ter seus passos confundidos e se sentir perdida. Mas a lente do luto também amplia sua visão para detalhes que eram imperceptíveis. Desse momento em diante, a vida já não tem o mesmo sentido de antes.

Dê o play e se permite refletir sobre sua nova realidade e possibilidades de viver.

Um projeto do Memorial Vale da Saudade, apresentado por Isadora Mattos

Introdução

Você já se percebeu após essa perda olhando o mundo de uma perspectiva totalmente diferente de antes? Algumas pessoas até trazem que é como se o mundo se tornasse cinza e não apenas cinza, mas distorcido como se as direções que antes eram possíveis já não são mais as mesmas.

Um acontecimento comum também no processo de luto, principalmente esse luto inicial agudo é começar a olhar a sua história passada, a partir do seu olhar atual de luto, e se questionar se você fez tudo o que podia, se você agiu da forma correta você foi suficiente. E isso acontece por conta dessa lente que você recebe ao longo da sua vivência de perda.

Essa lente do luto pode trazer distorções na sua forma de entender qualquer novo acontecimento. Talvez as coisas percam um pouco o sentido e aquilo que era tão engraçado agora já não tenha mais tanta graça. Talvez a gargalhada mais gostosa passa a vir acompanhada de um senso de culpa. Como é possível eu me senti feliz se falta um pedaço tão grande de mim?

Perda e finitude

Mas eu quero te trazer no episódio de hoje uma outra perspectiva pra te ajudar a pensar em como a lente do luto pode te fazer enxergar agora. Esse novo olhar pra vida através da perda e da finitude também pode te ajudar a valorizar momentos que talvez não eram tão óbvios pra você antes. Ela pode ampliar detalhes que pareciam tão escondidos que você nem mesmo percebia. As brigas e as discussões podem parecer tão banais que já nem vale a pena argumentar, algo que talvez no passado você iria até o fim pra provar que tinha razão.

O tempo passa a ter um gosto de memórias, de construção de lembranças ao invés de tantas marcações no tic tac do relógio e nas páginas de um calendário. O seu tempo vale mais do que dinheiro e trabalhar talvez não tenha o mesmo sentido que apenas subsistência. Fazer algo que te traga sentido e que te possibilite viver e quem sabe até contribuir socialmente pro coletivo passa a ter mais valor afinal agora você sabe como uma vida inteira pode mudar de um dia pro outro, de uma hora pra outra, de um segundo pro outro. De repente tudo se torna completamente diferente do que era conhecido.

Reletindo além da dor

E hoje eu quero você reflita para além da dor e do vazio do luto:

  1. O que mais essa lente do luto te permite enxergar que antes não era possível?
  2. O que você pode, a partir desse olhar novo que o luto traz de perspectiva pra você, mudar o direcionamento de seus propósitos e valores?
Plano funerário Memorial Vale da Saudade
O luto te entrega uma nova lente para olhar a vida 1

Reorientar

Entenda que essa não é a solução pra uma vivência de processo de luto, não é uma cura pra sua dor, mas são pontos de reflexão que nós precisamos de tempos em tempos voltar a reorientar pra que nossa vida possa ter direcionamento. Não só pela dor, não só pelo vazio que fica e que nada, nada pode preencher. Mas também esse direcionamento pelo amor e pela história que vocês construíram. Esse direcionamento pro detalhe mais escondido
que a vivência de uma grande perda te permite hoje enxergar.

Então esse é o meu convite hoje pra você, O que você vê agora?

Como ter ajuda?

Sabemos que passar pelo luto é muito desafiador, O Memorial Vale da Saudade pensando em como ajudar na coletividade conta com programas de apoio ao enlutado mensalmente, portanto, se você ou um ente querido está vivenciando essa dor pela perda de alguém que você muito ama saiba mais sobre nossos programas clicando aqui.

Objetivando o acesso a todos que não podem escutar nosso podcast, extraímos o texto para melhor aproveitamento daqueles que preferem a leitura. Caso se interesse por escutar o podcast Vale Lutar, você encontrará nas plataformas Spotfy, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music

Conheça o Memorial Vale da Saudade e tenha toda a tranquilidade que você precisa!

Siga nossas redes sociais.

O que essa nova lente do luto te entregou além de enxergar o mundo mais cru?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments