Queremos fugir de tudo que dói; isso é uma reação natural do ser humano. Suportar a dor não é uma experiência agradável, imagine no luto em que não temos a garantia de como será sem essa pessoa perdida? Então, você vai desejar “melhorar”, você irá em busca dessa “melhora”, mas cabe perceber aqui e se questionar sobre “qual melhora é essa que você espera viver no luto?”, afinal, o que é se sentir melhor diante dessa nova realidade?
É o assunto que vamos explorar nesse episódio, então, aperte o play e venha participar.
Sumário
Introdução
No episódio de hoje vamos falar sobre melhora no processo de luto. Será que existe essa melhora que muitas vezes você espera e persegue ao longo do seu luto? O que é melhorar no luto?
A dor no processo de luto é algo que vem consequentemente a partir da perda desse vazio e buraco que essa pessoa deixa, que esse ser deixa. Queremos fugir de tudo que dói e isso é algo natural do ser humano. Você jamais vai colocar a mão no fogo e ficar tranquilamente com ela lá enquanto a dor é sentida em todo o seu organismo. A reação natural é de tirar, é de querer fugir, é de querer se esconder e evitar todo tipo de dor. Suportar a dor não é uma experiência agradável e nem mesmo recomendada por médicos.
Quanto mais você suporta a dor mais crônica ela fica, mais difícil de ser tratada e consequentemente de ser aliviada.
Agora imagine no luto em que nós não temos a garantia de como será sem essa pessoa, de como nós vamos precisar aprender a viver. Então você deseja melhorar, obviamente você, deseja não sentir esse vazio, não sentir essa dor que em alguns momentos aperta ainda mais.
É normal
O pensamento hoje então, é pra compreensão de que é possível sim que você tenha momentos de felicidade que, você passe a sorrir, a se divertir após uma perda significativa mas com a consciência de que estar melhor não significa voltar ao estado anterior de bem-estar, anterior a essa perda. Você não é a mesma pessoa, você nem sabe se gosta mais das mesmas coisas de antes afinal tudo era compartilhado, sua vida era diferente porque havia essa pessoa em você por perto compartilhando experiências, ligações, mensagens e momentos da vida. Então por mais que você sinta melhor em alguns momentos por mais que você sorria, por mais que você consiga sentir algum prazer, sentir o direcionamento da vida essa melhora não significa voltar ao antigo normal, a uma antiga você.
E eu digo isso, estou trazendo essa mensagem, reflexão aqui pra você hoje por que muitas vezes é comum de você ter um momento bacana, um momento alegre e em seguida achar que está regredindo, achar que não está elaborando esse luto e o que eu quero que você entenda é que no luto não existe essa melhora que você espera nesse sentido desse outro ou antigo você, antigo normal.
Oscilações
A melhor melhora que você sinta hoje, que você reflita uma nova essência de vida, ainda sim não nem será nem próximo do melhor que você sentiu com essa pessoa viva. Então entenda que o luto é esse processo de oscilações em que você pode sim ter os seus momentos bons e que esses momentos bons não vão apagar, nem excluir o seu processo de luto, o seu amor por essa pessoa que continua a viver em você.
Como ter ajuda?
Sabemos que passar pelo luto é muito desafiador, O Memorial Vale da Saudade pensando em como ajudar na coletividade conta com programas de apoio ao enlutado mensalmente, portanto, se você ou um ente querido está vivenciando essa dor pela perda de alguém que você muito ama saiba mais sobre nossos programas clicando aqui.
—
Objetivando o acesso a todos que não podem escutar nosso podcast, extraímos o texto para melhor aproveitamento daqueles que preferem a leitura. Caso se interesse por escutar o podcast Vale Lutar, você encontrará nas plataformas Spotfy, Google Podcasts, Deezer e Amazon Music
Conheça o Memorial Vale da Saudade e tenha toda a tranquilidade que você precisa!
Siga nossas redes sociais.