Memorial Vale da Saudade

Como identificar o meu processo de Luto

Introdução

O luto pode parecer doloroso, confuso e exaustivo às vezes. E você pode se deparar com muito mais perguntas sobre luto do que respostas. 

Embora a jornada de luto de cada pessoa seja diferente, muitas das perguntas são as mesmas. As perguntas de auto-reflexão podem ajudá-lo a trazer emoções e pensamentos à tona para que você possa lidar com mais facilidade, e essas mesmas perguntas para um ente querido em luto podem ajudá-lo a dar um melhor apoio. Leia este guia e pondere o que essas perguntas significam para você.

9 perguntas para te ajudar a entender o seu Luto

A auto-reflexão pode ajudá-lo a seguir em frente com sua dor. Faça algumas perguntas a si mesmo para ajudá-lo a entender seu processo de luto e suas necessidades emocionais.

1. “Preciso esconder minha dor ou posso chorar honestamente?”

O luto com honestidade pode ser difícil. É tentador esconder seus sentimentos para evitar se envergonhar ou deixar os outros desconfortáveis. 

Encontre alguém que tenha uma perspectiva mais madura em relação à morte, o que significa que está aberto(a) a conversas sobre morte e perda. Um grupo de apoio ao luto pode ser útil se você não souber por onde começar. Saiba mais sobre nossos grupo de apoio ao luto online e gratuito. 

2. “Com quais sentimentos estou mais desconfortável agora?”

Não há dúvida de que o luto é uma experiência dolorosa. Mas seus sentimentos podem parecer confusos, tornando difícil entender suas emoções. Isso é normal, mas pode ser esmagador no começo. 

Encontre maneiras de se expressar com um amigo de confiança ou em um diário. Apenas reconhecer brevemente uma emoção mais profunda e desconfortável pode ajudá-lo a deixá-la ir mais facilmente.

3. “O que eu diria ao meu ente querido que não disse enquanto ele estava vivo?”

Às vezes, quando uma pessoa morre, seus arrependimentos e oportunidades perdidas vêm à tona. Isso pode ser especialmente difícil se o seu ente querido falecer repentinamente. 

Colocar esses pensamentos em palavras reais pode ajudá-lo a liberar sua emoção e encontrar a paz. Faça isso em um diário, com um amigo ou como forma de oração ou oferta espiritual. 

Plano funerário Memorial Vale da Saudade
Como identificar o meu processo de Luto 1

4. “Com quem posso contar para me ajudar no luto?”

O luto pode parecer uma jornada solitária, mesmo que amigos e familiares estejam passando por isso ao mesmo tempo. 

Seja atencioso sobre em quem você se apoia emocionalmente. Você pode achar mais fácil se conectar com alguém que não está tão perto de sua perda, que pode ser firme e compassivo quando você mais precisa.

5. “Como as outras pessoas vão sofrer quando eu morrer?”

A morte de um ente querido pode desencadear pensamentos sobre sua própria mortalidade. Sem tentar, sua mente pode vagar entre lidar com a morte de outra pessoa e se perguntar sobre a sua própria. Você pode imaginar o que poderia acontecer quando você morresse , o que os outros sentiriam e como eles eventualmente seguiriam em frente. Pensar sobre sua morte é natural e pode trazer significado a cada dia.

6. “Como será minha vida agora que ele(a) morreu?”

Quando alguém de quem você gosta morre, o futuro pode parecer uma página em branco. É preciso muita energia para se ajustar a uma morte significativa. Portanto, se você se sente mentalmente exausto, é por um bom motivo.

É normal lutar contra a negação por um tempo. Cada dia que passa vai te ajudar a se acostumar com a mudança. 

Plano funerário Memorial Vale da Saudade
Como identificar o meu processo de Luto 2

7. “Será que algum dia vou superar minha dor?”

Você pode nunca superar 100% de sua dor, e tudo bem. Quando você perde uma pessoa importante em sua vida, dói por um motivo. Sua dor decorre de sua conexão forte e significativa. Mas com o tempo, sua dor vai doer muito menos e não será mais o centro de sua vida.

8. “Eu me permiti aproveitar a vida de vez em quando?”

A dor dói e é fácil ser engolido pela dor. Quando você sente muita falta de alguém e luta para seguir em frente, sua dor pode consumir tudo. Sua dor pode parecer uma homenagem, o único lembrete real e tangível do quanto eles significaram para você. 

Pode parecer estranho no começo, mas abraçar a felicidade faz parte do processo de luto. 

9. Abracei a dor para poder deixá-la ir mais facilmente?”

Em vez de ser engolfado pela dor, você pode lutar para abraçá-la no início. É normal afastar a dor pelo maior tempo possível. Mas o processo de luto consiste em entrelaçar suas experiências antes e depois da perda. Parte desse processo é aprender a enfrentar suas emoções e lidar com elas. 

Se estiver com problemas, converse com um amigo ou familiar, ou talvez com um conselheiro de luto. Você encontrará maneiras saudáveis ​​de administrar suas emoções sem evitá-las ou afastá-las.

Plano funerário Memorial Vale da Saudade
Como identificar o meu processo de Luto 3

Como ter ajuda?

Sabemos que passar pelo luto é muito desafiador, o Memorial Vale da Saudade pensando em como ajudar na coletividade conta com programas de apoio ao enlutado mensalmente, portanto, se você ou um ente querido está vivenciando essa dor pela perda de alguém que você muito ama saiba mais sobre nossos programas clicando aqui.

Resumo

O luto pode parecer doloroso, confuso e exaustivo às vezes. Embora a jornada de luto de cada pessoa seja diferente, muitas das perguntas são as mesmas. A auto-reflexão pode ajudá-lo a seguir em frente com sua dor.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários