Sumário
Introdução
O luto pode ser um desafio de lidar e também de ver acontecendo diante de seus olhos. Quando você vê um amigo sofrendo, sua primeira reação pode ser confortá-lo. Você quer dizer a coisa perfeita depois de uma morte e, honestamente, muitas pessoas têm dificuldade em encontrar as palavras certas. Nas sociedades ocidentais, as pessoas lutam para falar sobre morte e luto, então dizer as coisas certas é muito importante, mas nem sempre é fácil.
Frases que não devem ser ditas
A coisa mais importante a lembrar ao oferecer solidariedade é ser sincero quando conversar com um(a) amigo(a) enlutado(a). Você não precisa falar palavras lindas e ao mesmo tempo falar muito. Nesse momento, mostrar a eles que você se importa é tudo o que eles realmente precisam.Muita gente envia mensagens de solidariedade sem sequer pensar muito. É claro que, apesar de suas boas intenções, dizer essas frases sem escolher cuidadosamente as palavras certas pode ser doloroso e parecer ignorante para uma pessoa em luto.
É bom saber o que não dizer para evitar causar mais mal do que bem. Se você está procurando por onde começar, leia abaixo. Você aprenderá sobre algumas alternativas a serem consideradas ao oferecer condolências.
1. “É uma bênção.”
Você não deve dizer a uma pessoa que acabou de perder seu ente querido que é uma bênção. O enlutado ouve “Seu ente querido era um fardo e isso é um alívio para todos”. Ninguém quer pensar em seu ente querido como um fardo. Muitos cuidadores fariam qualquer coisa para manter seus entes queridos vivos.
Alternativa: “Eles eram tão amados e cuidados.” Esta mensagem corresponde o ponto de vista da pessoa enlutada. Você reconhece o amor que eles têm pela pessoa que acabaram de perder.
2. “Eles estão em um lugar melhor.”
As pessoas costumam dizer isso em conexão com crenças espirituais. Mesmo que a pessoa enlutada acredite no céu ou em um lugar melhor, esse comentário pode não ser exatamente reconfortante. Eles querem seu ente querido lá com eles, não em outro lugar. Isso pressupõe que uma pessoa está em paz com sua perda no quadro geral, quando pode não estar.
Alternativa: “Sinto muito, isso é tão difícil para você.” Sua mensagem homenageia o quão difícil é sentir saudades de alguém depois que ele morre. Se seu ente querido estava sofrendo antes da morte, a pessoa enlutada pode ficar aliviada porque o sofrimento de seu ente querido acabou. Mas a dor após a morte ainda é real e forte.
3. “Me avisa se precisar de alguma coisa.”
As pessoas que lidam com a morte de um ente querido precisam de ajuda e apoio. Oferecer-se para ajudar alguém que está sofrendo é uma ótima mensagem de solidariedade a ser enviada. Mas quando você faz um gesto vago como esse, coloca um fardo na pessoa que sofre. Quando essa pessoa tenta pensar no que pode precisar, sua mente fica em branco. É claro que eles precisam muito. Eles precisam de coisas que não podem ter. Eles podem desistir rapidamente e evitar perguntar.
Alternativa: “Posso ajudá-lo às terças e quintas-feiras. Posso trazer as refeições ou você precisa de mim para ajudar em casa?” Faça uma oferta específica. Suponha que eles precisam de ajuda e escolha algumas opções que atendam às necessidades básicas. Refeições, recados e cuidados infantis são boas escolhas para começar. Uma vez que eles vejam sua disposição em ajudar, eles podem ter algumas ideias além do básico.
4. “Eu sei exatamente como você se sente.”
Você deve saber como é lamentar a perda de alguém que você ama. No entanto, você não sabe exatamente como a outra pessoa se sente. O luto é uma experiência pessoal e única. Muitas pessoas compartilham emoções e pensamentos semelhantes quando sofrem, mas o luto é diferente para cada pessoa.
Alternativa: “Eu só posso imaginar como você se sente.” Sua intenção é mostrar empatia, uma capacidade de sentir e compreender os sentimentos de outra pessoa. Dizer isso dessa maneira mostra compaixão. Também honra a natureza pessoal das emoções do enlutado.
5. “Tudo acontece por uma razão.”
Que motivo seu ente querido teria para morrer? Você provavelmente não tem a resposta ou o motivo, então é melhor deixar este comentário sem ser dito. Ele remete ao conforto de um propósito maior ou de um ser superior. Mas esta frase soa vazia para uma pessoa que deseja ter seu ente querido de volta. Eles não queriam sacrificar ninguém por uma causa maior. Só não diga isso por qualquer motivo.
Alternativa: Ofereça um abraço e diga: “Sinto muito por sua perda .” Este comentário, com ou sem abraço, é curto e simples. Às vezes, menos palavras são melhores. O luto é uma experiência tão complexa. Um abraço e uma breve expressão de pesar podem ser suficientes.
6. “Você precisa ser forte agora.”
O que o enlutado ouve é: “Não mostre suas verdadeiras emoções agora. Cubra-os para deixar as outras pessoas mais confortáveis.” Isso coloca uma caixa doentia em torno das emoções da pessoa. A capacidade de uma pessoa superar o luto depende da disposição de enfrentar seus sentimentos. Se eles reprimirem suas emoções, o luto pode demorar mais e causar mais problemas.
Alternativa: “O que quer que você esteja sentindo, está tudo bem.” Este comentário honra a realidade de que o luto abrange muitas emoções diferentes. A qualquer momento, esses sentimentos podem dominar uma pessoa. Se uma pessoa preferir se expressar mais em particular, é uma escolha dela. E se sua emoção vier à tona em público, deixe eles sabem que você entende e aceita isso.
7. “O tempo cura todas as coisas.”
O tempo torna o luto mais fácil para a maioria das pessoas. No entanto, essa declaração oferece pouco conforto a alguém que acabou de sentir o peso de uma perda emocional. Para eles, o momento presente é avassalador e sua dor é constante. O enlutado mal aceitou sua perda como real, muito menos pensou em um futuro melhor.
Alternativa: ” Conte-me uma lembrança favorita sobre seu ente querido.” Este comentário mantém o enlutado focado em momentos reais com seu ente querido. É uma maneira simples de distrair o enlutado do peso de sua dor. Reviver memórias felizes é uma parte importante da aceitação de sua perda. Seu convite torna mais fácil dar esse passo.
8. “Você sempre pode…”
Esta mensagem diz ao enlutado que seu ente querido é substituível. Eles sempre podem se casar novamente, ter outro filho, fazer novos amigos ou ter outro animal de estimação. Embora isso possa ser verdade, o enlutado não tem interesse em ninguém além de seu ente querido que morreu. Este comentário desonra a importância do ente querido do enlutado. Para eles, esse indivíduo não tem substituto.
Alternativa: “Seu ente querido era tão especial.” Este comentário reflete o ponto de vista da pessoa enlutada. Eles estão preocupados em como viver sem a pessoa que perderam. Seu comentário afirma o que eles podem não ser capazes de colocar em palavras.
9. Falar sobre sua história de vida pessoal
Você pode sentir que sua história pessoal é útil. Você pode pensar que isso permite que a outra pessoa saiba que você se importa e compreende. Mas isso pode fazer parecer que você está falando sobre si mesmo. Uma pessoa que está de luto está focada apenas em sua perda. A menos que seja muito breve e seguido por algo mais útil, isso pode parecer egoísta.
Alternativa: “Cuide-se. Posso ligar para você ainda esta semana? Quando alguém é consumido pela dor, é muito fácil perder o controle de suas necessidades pessoais. O luto é exaustivo. Pode ser isolador e opressor. Certifique-se de oferecer um acompanhamento pessoal para ligar ou visitar.
10. Não estender a mão ou dizer qualquer coisa
O luto e a morte são estranhos. É comum as pessoas se sentirem desconfortáveis com o luto. Algumas pessoas permitem que esse desconforto atrapalhe a oferta de apoio a outras pessoas que precisam. Você pode sentir que está incomodando o enlutado ligando para ele ou dizendo algo no funeral. Dependendo de quão perto você está da pessoa em luto, sua falta de ação pode parecer indiferente.
Alternativa: “Não tenho certeza do que dizer, apenas saiba que me importo com você.” Sentindo-se inseguro sobre o que dizer? Às vezes realmente não há palavras. Diga isso ao enlutado e eles provavelmente entenderão. Não deixe que sua incerteza o impeça de estender a mão. Sua oferta genuína de apoio significará muito, mesmo que você diga pouco.
Palavras de suporte
Depois de saber dessas dicas do que nunca se deve falar a uma pessoa que acabou de passar por uma perda recente é importante que você saiba dizer algo que ofereça suporte naquele momento.
Lembre-se: Suas palavras de conforto são muito importantes para uma pessoa em luto. Tome cuidado com o que você diz, seja atencioso às suas palavras e ao seu comportamento. Não precisa ser perfeito. Ele só tem que mostrar que você se importa. Pode ser tão simples quanto dizer: “ Estou aqui para você ”.
Como ter ajuda?
Sabemos que passar pelo luto é muito desafiador, o Memorial Vale da Saudade pensando em como ajudar na coletividade conta com programas de apoio ao enlutado mensalmente, portanto, se você ou um ente querido está vivenciando essa dor pela perda de alguém que você muito ama saiba mais sobre nossos programas clicando aqui.
Resumo
Quando você vê um amigo sofrendo, sua primeira reação pode ser confortá-lo. Você quer dizer a coisa perfeita depois de uma morte e, honestamente, muitas pessoas têm dificuldade em encontrar as palavras certas. Você não precisa falar palavras lindas e ao mesmo tempo faalr muito. Nesse momento, mostrar a eles que você se importa é tudo o que eles realmente precisam. Se você está procurando por onde começar, leia abaixo. Você aprenderá sobre algumas alternativas a serem consideradas ao oferecer condolências.