Sumário
Introdução
O luto é um momento de grande vulnerabilidade na vida de qualquer pessoa, por isso, é importante que alguns recursos sejam considerados para que esse momento da vida possa ser vivido da forma mais natural e/ou saudável possível. Nesse aspecto é que o autocuidado precisa ser implementado e incentivado na vida de todos os enlutados.
As mudanças que a perda impõe exige grandes adaptações e pode afetar até mesmo o mais simples e necessário, como sono, alimentação, e outras necessidades básicas. Cuidar dessas exigências do corpo é um cuidado primordial e que pode ser executado através do autocuidado.
O autocuidado consiste em um conjunto de práticas e comportamentos feitos pela própria pessoa e que irão promover e também prevenir saúde. Ele abrange todas as áreas da vida: física, emocional, social, espiritual.
Como praticar o autocuidado
Para que o autocuidado seja realizado de uma forma mais eficaz é necessário a avaliação e identificação de como as áreas de sua vida estão organizadas e a partir de então planejar e executar as ações necessárias para a melhora da qualidade de vida e maior equilíbrio.
No processo de luto algumas formas de praticar o autocuidado são:
- Reconhecer seus limites e processo;
- Validar suas emoções diante da perda, todas elas;
- Praticar alguma atividade física que lhe faça bem e seja relaxante;
- Procurar ajuda profissional sempre que sentir dificuldades em lidar sozinha com seu processo de luto;
- Buscar informações seguras sobre luto, através de profissionais que trabalham voltados para essa demanda;
- Contar com uma rede de apoio acolhedora;
- Evitar uso e abuso de álcool e outras drogas;
- Alimentar-se para manter o funcionamento de seu organismo.
Além dessas ações, inúmeras outras podem ser realizadas e você irá avaliar de acordo com as especificidades de seu processo.
Lembre-se que o luto desorganiza toda a vida e os ajustes irão acontecer à medida que você prestar atenção ao que é de mais valor agora; o foco é sobreviver através do básico para então reorganizar o restante.
Como ter ajuda?
O Memorial Vale da Saudade se preocupa com a saúde mental das pessoas, percebendo que o sofrimento emocional impacta bastante na qualidade de vida, buscamos criar a proporcionar um grupo de apoio gratuito para a coletividade. Os encontros acontecem de forma online e tem sido uma ajuda na vida de muitas pessoas que passaram pelo sofrimento emocional causado pelo luto. Saiba mais em nosso site ou através de nossas redes sociais
Resumo
Nesse aspecto é que o autocuidado precisa ser implementado e incentivado na vida de todos os enlutados. Cuidar dessas exigências do corpo é um cuidado primordial e que pode ser executado através do autocuidado. O autocuidado consiste em um conjunto de práticas e comportamentos feitos pela própria pessoa e que irão promover e também prevenir saúde.