Memorial Vale da Saudade

Mantendo meu filho vivo dentro de mim

Neste episódio trazemos alguns trechos emocionantes de uma fala do Padre Fábio de Melo sobre a importância de manter o filho vivo dentro de si.

Um projeto do Memorial Vale da Saudade, apresentado por Priscila Gauna

Texto do episódio

Hoje quero trazer aqui alguns trechos de uma fala do Padre Fábio de Melo, e gostaria que você, independente de sua crença religiosa, lesse. Ele fala sobre a dor de perder um filho e sobre a importância de mantê-lo vivo dentro de você.

“Eu sei que o movimento parece contrário, há uma desordem estabelecida porque uma regra foi quebrada. Crescemos acreditando que filhos deveriam sepultar os seus pais mas o contrário não. É como se a vida por um instante se perdesse dos trilhos desviasse do caminho. Silêncio que tem o poder de comunicar mil palavras por minuto porque não tem nada, porque não tem jeito, porque não tem remédio que faça parar de doer.

O filho nos braços parece ser a expressão de um desejo de retomar ao ventre, de gerá-lo novamente. Dor de parto, mas ao contrário. O filho já nasceu, já viveu e já morreu. Agora o desejo que resta é o de devolve-lhe a vida, o sorriso, o brilho nos olhos, o reaquecimento do corpo. Desejo de reinaugurar o coração, colocar-lhe um sopro de vida que fosse capaz de vencer o movimento contrário que levou o filho embora.

Sepultar um filho é um jeito estranho de iniciar o sepultamento de si mesmo, e não há o que se negar. Ver um filho ir embora de forma definitiva é de alguma forma ver partir uma parte de sua essência.

O sofrimento que fica pode ser comparado a um grande baú que não cabe em lugar nenhum da nossa casa. Há uma inadequação entre o acontecimento e o nosso sentimento. O fato é cruel, seu filho está morto mas dentro de você essa notícia não quer se acomodar justamente por causa do sentimento que lhe ocorre. Seu filho está morto mas a morte não combina com paternidade, a morte não combina com a maternidade.

Eu sei que você sofre e diante do seu sofrimento eu quero colocar uma palavra que possa lhe fazer bem. Não é uma palavra mágica, nem tão pouco uma palavra que queira iludir sua lucidez.

Não creio que alguém tenha que ir embora da nossa vida e que a sua partida seja em vão. Não creio que você deseja que a morte de seu filho seja mais um acontecimento trágico entre tantos acontecimentos no mundo ou que seja mais uma pessoa que deixou de viver nesse universo cheio de outras existências. O seu filho não pode ter morrido em vão e esse é o momento de fazer justiça à sua partida tão inesperada. Fazer justiça àquele que se foi é o mesmo que promover de alguma de alguma forma sua ressurreição.

Gabriel Marcel, um grande filósofo, dizia que amar consiste em olhar o outro nos olhos e dizer “tu não morrerás”. Interessante. O amor, esse atributo humano e divino ao mesmo tempo é o recurso que nós temos para fazer permanecer aquele que já não está mais entre nós. Eu estou lhe pedindo que você coloque os seus olhos nessa ressurreição que você fará com que o seu filho continue na história através de você.

Eu tenho certeza que muitos momentos da sua você olhou seu filho nos olhos e disse a ele que o amava. Pronto, é a hora de provar isso ao mundo. Não deixe que ele morra totalmente. Evidencie aquilo que ele esqueceu em você, aquilo que o fará sobreviver no tempo ainda que a morte o tenha levado de nós.”

– Padre Fábio de Melo

Como ter ajuda?

Se você está percebendo que precisa de ajuda, se está muito difícil, mais uma vez te digo,
busque ajuda, O Memorial Vale da Saudade pensando em como ajudar na coletividade conta com programas de apoio ao enlutado mensalmente, portanto, se você ou um ente querido está vivenciando essa dor pela perda de alguém que você muito ama saiba mais sobre nossos programas clicando aqui.

Objetivando o acesso a todos que não podem escutar nosso podcast, extraímos o texto para melhor aproveitamento daqueles que preferem a leitura. Caso se interesse por escutar o podcast Vale Lutar, você encontrará nas plataformas Spotfy, YouTube Music, Deezer e Amazon Music

Conheça o Memorial Vale da Saudade e tenha toda a tranquilidade que você precisa!

Siga nossas redes sociais.

O que achou desse texto? Compartilhe seus sentimentos com a gente.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários